Montagem do circuito
Uma vez conhecidos seus componentes, fica fácil realizar a montagem do circuito do ventilador mecânico. Porém, antes de fazer isso, é fundamental compreender o ciclo ventilatório.
Observe bem o fluxo de ar no diagrama abaixo, bem como a explicação a seguir:
Uma fonte de gases medicinais (geralmente oxigênio e ar comprimido) é conectada ao ventilador através de válvulas específicas, habitualmente localizadas na parte posterior do equipamento. Ao ligar o aparelho, o operador determina parâmetros como volume e concentração de oxigênio, e ativa a abertura da válvula de fluxo, viabilizando a passagem da mistura desses gases, de forma pressurizada, através das traqueias que formam o ramo inspiratório, até o paciente (Seta azul).
O paciente, ao receber o aporte ventilatório programado, realiza a hematose e, ao exalar o gás carbônico proveniente da expiração, ativa o sensor de fluxo presente no final do ramo expiratório, que abre a válvula expiratória (Seta vermelha). Cessada a pressão negativa proveniente da saída de gás carbônico, os transdutores de pressão comandam o fechamento da válvula expiratória e, consequentemente, a abertura da válvula de fluxo, reiniciando um novo ciclo.
Cabe salientar que a montagem do circuito de ventilação mecânica deve ser realizada segundo as boas práticas de controle de infecção, sendo imprescindível, para tal, a higienização das mãos e o uso de luvas estéreis no rigoroso cumprimento de técnica asséptica.
Para sedimentar este conhecimento, assista ao vídeo a seguir:
ACRESCENTAR VÍDEO DE MONTAGEM DO CIRCUITO DE VENTILAÇÃO
E que tal relembrar as funções de cada um dos componentes do circuito ventilatório e de algumas partes do ventilador mecânico?
Observe o quadro abaixo:
Por fim, que tal você montar o circuito? Tenha em mente as informações acima e pratique quantas vezes forem necessárias.
ACRESCENTAR JOGO (EM FLASH OU HTML COM SISTEMA “ARRASTAR E SOLTAR” SOBRE A MONTAGEM DO CIRCUITO DE VENTILAÇÃO